sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sofrimento Existencial

Certa vez, uma paciente me falou: "Minha vida tem sido de muitas perdas, muito sofrimento e muitas decepcoes"... Olhando para ela, pensei, quem não as teve? Quem conseguiu passar a vida sem ter decepcoes?
A partir dessa fala queixosa, pude analisar seu comportamento que demonstrava sentir-se afastada dos demais mortais, não conseguindo estabelecer relação com a vida, e se julgando uma pessoa especial. Tristeza, alegria, derrotas, perda de uma pessoa querida, prazer e sofrimento, caminham juntos. Nos, seres humanos somos imperfeitos, transitamos pelo mundo das flores e dos espinhos, porque as flores também tem espinhos! A pessoa feliz e aquela que consegue equilibrar as dualidades da sua existência, aquela que sabe transitar nos momentos bons e ruins.
A paciente empacou no sofrimento, se vitimizou e, a partir dai, não conseguia superar os obstáculos e sua persistência era a tristeza, qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode deprimir. A vida rege com altos e baixos, alegria, prazer, tristeza e sofrimento.
Nossa sociedade, obcecada pelo sucesso, nos ensina cedo a nos tornarmos seres especiais, existe sim, a decepção, fruto de uma expectativa irrealista sobre as situacoes e pessoas. Quanto menos esperarmos da pessoa e da vida menos frustrados seremos, e não e saudável colocarmos nossas expectativas nas mãos do outro.
A vida, embora limitada, será mais proveitosa se olharmos através da vidraça , ou você aproveita, ou ficara sempre na lamentação e na decepção.

( Por Sueli Alonso)